Produzir leite é um bom negócio?

Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro
Professor de Administração – Sanitarista – Empresário - Escritor

 

Pode ser e pode não ser, depende de como é estruturado.

 

Produzir leite para fornecer aos laticínios, sejam eles empresas ou cooperativas, vai exigir uma escala que precisa ser atingida, algo superior a 1.000 litros de leite/dia, e pode ser um excelente negócio.Também pode se um excelente negócio produzir de 50 até 200 litros/dia, mas é preciso adicionar valor ao leite produzido.

 

O que não funciona é ficar na metade do caminho e passar a vida toda tentando “tirar leite de vaca morta”, como nós gaúchos costumamos dizer, reclamando do preço pago pelo leite fornecido. Até se pode associar o fornecimento de leite para indústria, com a utilização de parte do leite na produção de derivados artesanais, mas é preciso que a indústria concorde.

 

É claro que nós da Etiel, por produzirmos equipamentos para queijos artesanais e outros derivados, e sermos apaixonados por ajudar a beneficiar pequenas quantidades de leite, vamos “puxar as brasas para o nosso assado”, no sentido de estimular a adição de valor a reduzidas quantidades.

 

Estamos, desde o século passado fazendo isso, e cada vez mais entusiasmados, não que seja um grande negócio, pois não temos nenhum empregado, e nem queremos crescer como empresa, pois ficamos felizes em atender a todos pessoalmente.

 

Temos excelentes parceiros que fornecem os equipamentos que adoro desenvolver, e temos ótimos fornecedores de insumos de altíssima qualidade.

 

A Cristina é capaz de esquecer o tempo, passando pelo telefone orientações sobre a produção de derivados de leite (quando ele funciona, pois seguidamente está com problema), pesquisando pela internet, e testando novas técnicas.Assim sendo, considere a possibilidade de “conversar” conosco sobre este assunto, pois isso nos dará muita satisfação, já que certamente podemos ser úteis, ajudando a fazer da produção de pequena quantidade de leite algo rentável.

© 2014 Etiel - Website desenvolvido por Cristina Haberl

Gramado - RS

E-mai:l etiel@etiel.com.br

Telefone: (54)99980-8114 - VIVO

(WhatsApp)