Verifique a sutil diferença entre ser empregado e ser empresário de si mesmo.

Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro

Sanitarista - Professor de Administração - Escritor - Empresário

 

O trabalho executado pode ser exatamente o mesmo, mas um está regido pela CLT e o outro pela Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008.

 

O empregado segue ordens, cumpre horário e tem dependência financeira.

 

O empreendedor Individual tem liberdade de fazer o que entende que deva ser feito, como deve se feito, e quando deve ser feito e empresaria suas atividades.

 

O empregado tem trabalhos a serem executados, o empreendedor tem necessidades assumidas a serem atendidas.

 

O empregado está inserido numa estrutura formal regida pela autoridade, o empreendedor, como o próprio nome diz, é responsável por empreender uma solução para atender a necessidade que assumiu.

 

O empregado é chefe, colega ou subalterno, o empreendedor pode trabalhar com outros empreendedores, podendo, ou não, ser o líder deles.O empregado recebe menos da metade do que custa ao empregador, o empreendedor paga um valor fixo insignificante.

 

O que esse assunto tem a ver com a Etiel?

 

Recebi um comentário criticando o fato de abordar neste espaço temas não diretamente relacionados a atividade empresarial da Etiel.

 

A Etiel, como de resto todas as empresas, é um ente vivo, que como ocorre com todos os seres vivos, um dia vai deixar de existir, sob o ponto de vista formal e institucional, ainda que seja imortal, como são imortais todos os seres vivos.

 

Todas as empresas são holísticas, ou seja, sem limites, pois constituídas dos fornecedores, fornecedores dos fornecedores, clientes, clientes dos clientes, colaboradores e colaboradores dos colaboradores, e assim por diante.

 

As empresas são imortais, exatamente por serem holísticas, o que as faz interagir com todos que com ela se relacionam e, de uma forma ou de outra, sofrem sua influência e se modificam ativamente, ou reativamente, em função deste contato.

 

Aquelas pessoas que recebem este Boletim, estão, como nós, inseridas num ambiente similar ao nosso, e nos identificamos com elas, em termos de dificuldades, sonhos, desejos, temores, e angústias. Não são clientes potenciais para os quais queremos vender algo, são pessoas que em algum momento se comunicaram conosco e nos dão a alegria de poder manter esse contato.

 

Ao completar neste mês 80 anos de vida, me sinto comprometido a tentar repassar a experiência que acumulei e que, eventualmente, pode ser útil para alguém, que mais não seja, para reforçar suas convicções pessoais, pois todos nós temos nossas próprias verdades.

© 2014 Etiel - Website desenvolvido por Cristina Haberl

Gramado - RS

E-mai:l etiel@etiel.com.br

Telefone: (54)99980-8114 - VIVO

(WhatsApp)