top of page

Dicas Técnicas

Impermeabilização da casca do Queijo

 

Cristina Haberl
Farmacêutica Industrial - Empresária

 

A resina para impermeabilização da casca do queijo, disponível no mercado nacional é um polímero livre de plastificantes , autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e é própria para o uso em queijos.

 

Apresenta-se na forma de um gel, solúvel em água e facilmente aplicável ao queijo com pincel.

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

 

 

 

Dentre as vantagens de se impermeabilizar a casca do queijo, podemos destacar:

 

  • Impedir que fungos e bactérias se fixem e formem colônias,

  • Reduzir a perda de umidade do queijo

  • Dar um acabamento final ao queijo tornando a casca com um ligeiro brilho, ressaltando a cor natural do queijo

 

A casca estará pronta para receber a resina quando, ao colocar a mão sobre o queijo, não se sente mais umidade. Também não há mais a formação de colônias de fungos.

 

Com auxílio do pincel, aplica-se uma fina camada de resina na parte superior e na metade superior da lateral do queijo. Deixa-se secar, o que demorará cerca de 30 min, dependendo da umidade do ambiente. Repete-se a operação na outra parte do queijo.

 

Caso a resina esteja muito consistente, pode-se acrescentar um pouco de água e misturando-se bem. A consistência ideal da película é quando for de fácil aplicação com o pincel sem que deixe grumos ou esteja muito líquida.

 

Quanto menor a forma do queijo, mais rápida a formação de casca. Queijos de forma de 500 g normalmente levarão cerca de 2 semanas para que a casca se forme.

bottom of page