Receitas

Faça Iogurte, Iogurte Grego e Queijo Cremoso

Para fazer derivados de leite, sejam, eles iogurtes e queijos cremosos ou, mesmo, experimentar receitas novas de queijos; testar aquela ideia que pode dar certo; fazer queijos para servir para os amigos ou presenteá-los; fazer queijos e iogurtes em pequena escala antes de se aventurar para volumes maiores; ou para quem utiliza derivados de leite como ingredientes em sua produção de tortas e bolos; desenvolvemos o Kit Gourmet Etiel para 15 litros de leite.

 

O kit gourmet é um modelo para produção em pequena escala e utiliza a mesma tecnologia dos tanques maiores e, como eles, possui parede dupla. o que permite o aquecimento e o esfriamento do leite. Para o aquecimento, é colocado sobre o fogão, da cozinha, ou equipamento similar e, para reduzir a temperatura do leite basta regular a água do banho-maria até a temperatura desejada. É muito prático para se fazer qualquer tipo de queijo ou iogurte.

Clique nas imagens para expandir

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Tipo de leite: 

 

Pode se utilizar leite integral, semi desnatado ou desnatado. Para desnatar, deixe o leite da ordenha da tarde em geladeira ou resfriador de leite, a 4ºC, durante a noite. No dia seguinte, antes da pasteurização, retire a nata sobrenadante.

Caso não tenha uma vaquinha de plantão, utilize leite pasteurizado para consumo e vá para a etapa seguinte.

Etiel Eipamentos para Queijos Artesanais

Aquecimento do Leite:

 

Aqueça o leite até 94ºC, deixe por 2 minutos. Esfrie até a 45ºC. Deixe em banho-maria nesta temperatura.

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Adição da cultura láctea:

As opções de cultura láctea para fazer iogurte são:

  • Fermento lácteo para Iogurte, utilizada na proporção indicada para o volume de leite disponível.

  • Caso queira utilizar como fermento iogurte pronto, faça na proporção de uma colher de sopa para cada 5 litros de leite

Em qualquer das opções utilizas, misture bem e tampe.

Coagulação:

 

Após 4 horas, verifique a consistência do iogurte.  Caso prefira uma consistência mais cremosa, interrompa o processo, levando a cuba para a geladeira e lá deixe algumas horas.

Para conseguir um iogurte mais firme, deixe mais tempo coagulando, o que pode resultar em um iogurte com aparência de coalhada, um pouco mais ácido, e que dessora mais facilmente.

Iogurte Grego e Queijo Cremoso

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Utensílios para coar o iogurte:

 

Para separar o soro do iogurte e obter iogurte grego ou queijinho cremoso, os utensílios são:

  • Forma para queijo frescal;

  • Dessorador que caiba na forma

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Coando o iogurte:

 

Encaixe o dessorador na forma e coloque o iogurte que será dessorado.

 

 

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Dessorando o Iogurte:

 

Ponha o conjunto na geladeira utilizando algum pote transparente, com tampa. Verá que dentro de alguns minutos o iogurte começa a dessorar.

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Obtendo iogurte grego:

 

Deixe dessorar até a consistência desejada para seu Iogurte Grego.

 

Etiel Equipamentos para Queijos Arteasanais

Obtendo excelentes queijos cremosos:

 

Deixe dessorar até uma consistência firme e mais seca. O queijinho cremoso é uma ótima opção para passar no pão, em substituição da manteiga. Acrescentando temperos ou frutas secas picadas é uma ótima opção para servir com torradas e canapés. O queijo cremoso também pode ser usado em receitas de culinária em geral, em especial para fazer cheesecake, acrescentando creme de leite, pois a consistência fica cremosa e macia, excelente para servir com frutas.

Etiel Equipamentos para Queijos Artesanais

Caso não tenha uma vaquinha, cabra ou ovelha, a opção é utilizar leite pasteurizado de supermercado, mas verifique o prazo de validade. O melhor é sempre o recém pasteurizado. Aqueça até 94ºC e esfrie até 45ºC.

  • O uso de leite tipo longa vida pode ser tentado, porém devido ao processo de esterilização e o uso de estabilizantes e emulsificantes, nem sempre a cultura láctea se desenvolve, Se optar pelo uso deste leite, somente aqueça até 45ºC.

  • Ao usar leite pasteurizado ou longa vida, caso queira uma consistência mais firme, adicione 1 colher de sopa de leite em pó, por litro de leite.

  • Caso queira utilizar iogurte para semear a próxima partida, não esqueça de reservar certa quantidade.

  • Não descarte o soro, pois ele pode ser muito útil. Saiba como clicando aqui.

© 2014 Etiel - Website desenvolvido por Cristina Haberl

Gramado - RS

E-mai:l etiel@etiel.com.br

Telefone: (54)99980-8114 - VIVO

(WhatsApp)