Porque fazer seu próprio queijo?

Cristina Haberl
Farmacêutica Industrial - Empresária

 

Fazer queijo em casa não é mais uma atividade tão comum como era antigamente e poucas pessoas, fora do meio rural, fazem seu próprio queijo. Fazer queijo, pode ser aprendido, sem grande esforço e certamente é um alimento saudável no dia a dia e uma atração em uma reunião com os amigos.

Queijo prensado com tomate seco e sem tempero

Porque fazer seu próprio queijo?

  • É fácil

Fazer queijo é o equivalente culinário a preparar uma elaborada receita Gourmet, mas muitas pessoas não fazem por pensarem ser muito difícil e nem tentam fazer. O processo é fácil já que os passos básicos iniciais de todas as receitas de queijos são iguais, não importa o queijo que queira fazer. Dominando estas etapas básicas, você poderá fazer qualquer tipo de queijo, do mais simples ao mais complexo.

  • No queijo feito em casa, os ingredientes são de sua escolha.

Você sempre poderá optar pelos ingredientes que utilizará, como exemplo o tipo do coalho, se é de origem animal, microbiano ou obtido de manipulação genética. Pode optar por não adicionar corante, uma vez que este é um aditivo que ressalta a cor amarelada, que simula um queijo feito com leite gordo.

  • Fazer queijo pode aproximar você ao produtor rural, às vacas e ao campo

Como nem todos os queijos podem ser feitos com leite pasteurizado adquirido no supermercado, tenha um fornecedor do meio rural, que ofereça um leite de boa qualidade. Este contato com o produtor rural, lhe trará informações interessantes, por exemplo: como ele faz queijo, qual a receita, qual a alimentação das vacas em cada uma das estações do ano e como estas diferenças são percebidas no queijo e muitas outras informações.

  • Fazer queijo é barato.

Ao contrário de outros hobbies, você não precisa de grande quantidade de equipamentos sofisticados. Para as partidas iniciais, você encontrará tudo que precisa, em sua cozinha, como panelas, termômetro de cozinha e outros. Como cultura láctea poderá utilizar iogurte. Com esta lista básica e um pouco de esforço poderá ser o início de um caminho em direção a anos de uma deliciosa diversão.

  • Crianças adoram

Crianças adoram comer queijo e também irão adorar ajudar a fazer queijo, pois esta é uma atividade de cozinha na qual poderão participar. Será também uma oportunidade divertida e original de ensina-las sobre as transformações que ocorrerão durante o processo.

  • É delicioso

Não importa o tipo de queijo que você faça, ele sempre poderá ser consumido, mesmo que o resultado não tenha ficado igual ao da receita. Alguns dos mais famosos e raros queijos foram descobertos por acidente. Mesmo que algo tenha dado errado, dessore, tempere, salgue e experimente. Seu queijo pode ter ficado tão bom, que mesmo tentando repetir o erro, poderá não conseguir mais o mesmo resultado. Portanto deguste-o e aproveite.

© 2014 Etiel - Website desenvolvido por Cristina Haberl

Gramado - RS

E-mai:l etiel@etiel.com.br

Telefone: (54)99980-8114 - VIVO

(WhatsApp)