Chegou a vez do queijo artesanal

 

Finalmente graças à luta e competência de Minas Gerais chegou a hora de termos reconhecida a importância dos queijos artesanais no Brasil. Onde se produz leite, sempre existiu algum tipo de queijo artesanal, mas era clandestino, como se fosse um crime agregar valor ao leite produzido em uma propriedade rural. Interesses econômicos contrariados sempre estiveram presentes dificultando a luta pelo direito de produzir e comercializar legalmente queijos artesanais. Leia www.etiel.net/#!produzir-queijo-artesanal-/c1vx2


O brasileiro é criativo e empreendedor e certamente vamos superar a França com seus queijos regionais, identificados por seus locais de origem.  Desde Marajó encontramos em todo o Brasil queijos reconhecidos e valorizados por seus sabores característicos, preservados ao longo de gerações.

Esta verdadeira revolução que está recém se iniciando, se viabiliza e consolida pela ação destacada de cada Emater estadual e Embrapa a nível federal. A melhoria da qualidade do leite é o ponto de partida, consolidado pelo apoio dispensado aos produtores pelos técnicos destas entidades. Um exemplo deste trabalho é o excelente Guia Técnico da Emater MG www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/queijo_site/cartilha_queijo%202.pdf

Temos um longo caminho a percorrer e nós do Projeto Etiel nos propomos a colocar à disposição nossos recursos em termos de desenvolvimento de equipamentos adequados e, em especial, de formas que facilitem a caracterização e individualidade dos queijos regionais.
 

Projeto Etiel


O Projeto Etiel foi implantado em 1998, no Rio Grande do Sul, com objetivo de transferir tecnologia e fornecer equipamentos racionais, destinados à produção de queijos artesanais.

Inicialmente produzíamos queijo, do leite de vaquinhas Jersey, em nosso sítio, em Gramado, e ficamos inconformados com o fato de não conseguirmos equipamentos adequados à nossa pequena escala de produção.

Nos sentimos desafiados a desenvolver soluções racionais adequadas e o primeiro resultado foi a prensa múltipla, cuja história pode ser lida clicando aqui:  www.etiel.net/#!uma-historia-interessante/c1j5b

Entusiasmados, fomos nos envolvendo cada vez mais com esta atividade e acabamos por nos dedicar exclusivamente a ela através do Projeto Etiel, e constituímos a empresa Etiel para produzir e comercializar nossos equipamentos.

Estimulados por nossos clientes, verdadeiros parceiros, estamos  produzindo diversos modelos de tanques, lira vertical/horizontal, agitador por turbilhonamento,  pazinha alimentadora de formas,  placa dessoradora, prensas múltiplas, e variados modelos de formas de inox.

Apreciaríamos muito se instituições de assistência, treinamento e ensino nos apresentassem mais demandas, se dispondo a receber equipamentos para teste e avaliação,

O fato de nossos equipamentos serem de aço inoxidável AISI 304, com toda fabricação terceirizada, com corte a laser e usinagem em torno CNC, permite grande versatilidade para gerarmos novos produtos.
 

© 2014 Etiel - Website desenvolvido por Cristina Haberl

Gramado - RS

E-mai:l etiel@etiel.com.br

Telefone: (54)99980-8114 - VIVO

(WhatsApp)